Hard Code

Em parceria com a Hard Code, ACCredito implanta API Management

Hard Code implanta API Management na ACCredito (SCD) para orquestração segura e robusta de APIs

A ACCredito é uma instituição financeira que tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento e o crescimento de micro, pequenas e médias empresas. Entre os diversos serviços oferecidos pela empresa estão serviços financeiros, antecipação de recebíveis e gestão de benefícios, linhas de crédito com taxas mais competitivas para associados, entre outros, tudo de forma eletrônica, rápida e segura.

Necessidade do API Management

Em 2017, o Banco Central, órgão supervisor do Sistema Financeiro Nacional, editou duas normas determinando a implementação de políticas de compliance para instituições financeiras, o que antes era opcional, sob possibilidade de sanções às instituições que não cumprirem as novas determinações. Essas determinações exigem que as instituições disponham de uma política de conformidade compatível com seu porte, estrutura, complexidade, perfil de risco, modelo e natureza do negócio.

Resumindo, as normas exigem que essas empresas reduzam os riscos jurídicos, financeiros e institucionais em todas as suas operações, garantindo segurança nas relações e transações com funcionários, clientes e forncecedores.

A ACCredito foi diretamente afetada por esse novo cenário. Por conta disso, um gerenciamento robusto, centralizado e seguro das APIs se tornou fundamental para garantir que o acesso às informações atendam às normas do Banco Central, uma vez que existem diversas APIs conectadas a diversos fornecedores.

O que é API Management?

O API Management (ou Gerenciamento de APIs) é um conjunto de ferramentas que permite que empresas e desenvolvedores criem, analisem, distribuam e operem APIs em ambientes seguros. Esse gerenciamento é especialmente importante para instituições financeiras porque existem diversas APIs conectadas a outras empresas ou à nuvem, e é ele que garante que o uso das APIs esteja em conformidade com as políticas corporativas.

Os benefícios do API Management

Uma solução de gerenciamento de API proporciona confiabilidade, flexibilidade, qualidade e rapidez e traz consigo uma série de recursos e benefícios que vão desde integrações até monetização de APIs:

Essas ferramentas são fundamentais para instituições financeiras, como a ACCredito, antenderem às novas rigorosas normas de compliance, mas vão muito além, com o potencial de beneficiar qualquer empresa que utilize APIs.

Quer implantar um API Management? A Hard Code possui mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de projetos de ponta a ponta, além de oferecer consultoria de infraestrutura de servidores (Cloud e OnPremise), bancos de dados, aplicativos para os usuários finais e Analytics. Ela também é uma empresa parceira da Microsoft para desenvolvimento de aplicações corporativas em nuvem.

Postado por hardcode em 04/08/2020

11 3289-0490
Avenida Paulista, 688 - CJ 48
Bela Vista - SP
CEP 01310-909