Hard Code

Jornada Digital: o que é e por quê vale a pena investir nela

Em um mundo em que estão todos cada vez mais conectados, a jornada digital se tornou um assunto recorrente. Entretanto, esse conceito continua gerando dúvidas e questionamentos. Afinal, o que é a jornada digital? Como percorrê-la de uma forma eficaz e segura? Será que a minha empresa está preparada para essa jornada? É o que você vai descobrir a seguir.

O que é a jornada digital?

Para muitos, a jornada digital é resumida a se fazer presente nos meios digitais. Mas ela é muito mais do que evolução tecnológica: trata-se de um processo longo e contínuo de mudanças e adequações a um mundo novo, constantemente impactado por novos modelos de negócios, novos comportamentos do consumidor e pelo paradigma do que é valor.

Partindo do princípio que a jornada de compra se transformou, nada mais natural do que adaptar sua forma de vender a essa jornada. Segundo pesquisa da PWC, os consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto ou serviço se a sua experiência de compra superar às do concorrente. Ou seja, o preço não é mais o aspecto decisivo em uma jornada de compra.

https://www.superoffice.com/blog/customer-experience-statistics/

Portanto, é necessário adaptar seus negócios a essa nova realidade, e a forma mais eficaz de se fazer isso é através da jornada digital.

Por que ingressar na jornada digital?

Ingressar na jornada digital não é apenas uma questão de competição de mercado, mas uma questão de sobrevivência. Num contexto em que os clientes estão cada vez mais exigentes, as empresas precisam encontrar formas de estreitar seus relacionamentos com os consumidores, entender suas necessidades e anseios, encontrar formas de manter-se em evolução para continuar superando as expectativas do público, independente do estágio de compra em que os potenciais consumidores se encontrem.

Existem diversos casos em que a estagnação de uma marca ou empresa custou muito mais do que uma fatia do mercado. Por exemplo, a Kodak, que rapidamente foi de maior empresa fotográfica do mundo a uma marca esquecida. Algo que poderia ter sido evitado percebendo a oportunidade de negócio que estava no surgimento dos celulares com câmeras.

Por outro lado, empresas que nascem antenadas a essas oportunidades e aproveitam a situação do mercado já largam em vantagem em relação aos concorrentes. São os casos da Uber, Netflix, Airbnb e tantas outras que surgem já em etapas avançadas da jornada digital.

Quais são os benefícios da jornada digital?

Existem diversos benefícios para empresas que se adequam à jornada digital, tanto a curto quanto a médio e longo prazos. Entre os principais, estão:

Como adequar minha empresa à jornada digital?

Existem 3 passos básicos para inserir sua empresa no mercado digital:

  1. Ter ideias: é o momento de pensar quais os melhores canais, formatos e estratégias para sua empresa.
  2. Planejar: depois de várias ideias, é hora de organizá-las, definir quais são as melhores e como colocá-las em prática.
  3. Executar: é a hora de colocar a mão na massa. Tirar o projeto do papel e torná-lo realidade.

Para seguir esses passos, é necessário ter em mente alguns pontos:

Em primeiro lugar, é necessário identificar em qual etapa da jornada digital a sua empresa se encontra. Algumas empresas já possuem diferentes canais de comunicação e estratégias digitais implementadas, mas eles não conversam entre si. Outras ainda não ingressaram nesse mundo e precisam começar do zero. Descobrir o que precisa ser feito é o primeiro passo.

Depois é preciso entender que não basta apenas entrar no mundo digital, é necessário manter-se atualizado, com estratégias atuais, em constante comunicação com seus clientes e atento às oportunidades e ameaças no mercado.

Por último, é fundamental compreender que esse é um processo contínuo e de longo prazo. Isso significa que sempre existirá margem de crescimento e evolução para sua empresa.

Quero inserir minha empresa no mercado digital, mas preciso de ajuda!

Se você precisa de ajuda para ingressar na jornada digital, não se preocupe. A Hard Code possui uma equipe especializada, com programadores próprios e velocidade de startup! Temos a solução ideal para o seu negócio, com um projeto feito sob medida, contemplando todas as suas necessidades. O desenvolvimento do projeto consiste em:

Briefing & Visão

Identificamos o potecial e os desafios e necessidades do negócio. Exploramos novas oportunidades para sua empresa se adequar e competir com o mercado.

Workshop

Em parceria com o cliente, reservamos half (meio) ou full day (dia inteiro) para explorar o caso do cliente e as soluções potenciais.

Design e Validação

Em parceira com os especialistas de negócios e com a equipe técnica da Hard Code, estabelecemos o escopo do projeto e os critérios para o seu sucesso. Um responsável é designado para a confecção do plano de projeto e determinação dos prazos e cronograma.

Implementação e entrega

Nessa etapa, desenvolvemos, refinamos e implantamos a solução. É aqui que ocorre a homologação do negócio e das tecnologias, bem como a implantação da solução em infraestrutura de nuvem, on-premise ou híbrida.

Conclusão e expansão

Aqui fazemos a implantação, estabilização e exploração de como acelerar e expandir o negócio. Monitoramos a solução através da indicadores e telemetria de aplicação para a análise de saúde do ambiente e das aplicações.

Quer mais informações sobre como ingressar no mercado digital de forma rápida, segura e eficaz? Entre em contato com a nossa equipe! Vamos proporcionar o melhor atendimento para a sua empresa e a melhor solução para o seu negócio!

Postado por Comunicação Hard Code em 06/06/2020

11 3289-0490
Avenida Paulista, 688 - CJ 48
Bela Vista - SP
CEP 01310-909