Hard Code

Liquigás implanta aplicativo de medição de leitura

A Liquigás Distribuidora S/A é uma empresa brasileira da Petrobras que atua como distribuidora de gás liquefeito de petróleo (GLP), atendendo mensalmente mais de 35 milhões de consumidores residenciais. Além disso, ela ainda oferece vários produtos e serviços com GLP a Granel para diversos setores da indústria, comércio, agricultura e pecuária, condomínios e muitos outros, se fazendo presente em 23 estados brasileiros.

Atualmente a Liquigás atende aproximadamente 55 mil condomínios, onde realiza leitura e medição do consumo de gás. As medições são realizadas por profissionais que visitam esses condomínios e utilizam um coletor de dados para realizar as leituras. Depois, os demonstrativos de consumo são impressos via impressora térmica Bluetooth.

Aplicativo SML – Sistema de Leitura Móvel

Essas medições são realizadas através do Aplicativo SML – Sistema de Leitura Móvel (Android). Além de tornar as medições mais rápidas e práticas, o aplicativo também torna a coleta dos dados muito mais segura.

O app, desenvolvido pela Hard Code, utiliza grande parte dos sensores nativos do Sistema operacional Android, como GPS, câmera para leitura OCR de etiquetas de código de barras e medição e comunicação via Bluetooth. Também foram desenvolvidos os módulos de impressão (CPCL) para os modelos de impressoras atuais, tais como a Intermec PB50 e a Sewoo LKP-41 e LKP-43.

Linguagem CPCL – Comtec Printer Control Language

Na impressão digital, a linguagem de descrição de página (PDL) é uma linguagem de computador que descreve a aparência de uma página impressa em um nível mais avançado do que os bitmaps. Essas linguagens são fluxos de dados, que podem ser no formato de texto ou binário, e geralmente são misturadas com os textos e imagens a serem impressos.

O aplicativo conta com a linguagem CPCL (Comtec Printer Control Language), que é uma linguagem de descrição de página para soluções de impressão térmica móvel e sem fio, ideal para a finalidade do app.

Desenvolvimento do aplicativo

Parceira da Liquigás, a Hard Code foi responsável por toda a criação do aplicativo. Análise, prototipação, desenvolvimento, testes e implantação do aplicativo frontend, tudo feito integrado ao processo de desenvolvimento DevOps.

Backend

O desenvolvimento do backend foi feito em parceria com a consultoria Certys, que foi a responsável pelo backend integrado aos sistemas internos da Liquigás SMIL com o SAP.

Sobre a Hard Code

Precisa de ajuda para desenvolver um aplicativo ou um projeto? A Hard Code possui mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de projetos de ponta a ponta, além de oferecer consultoria de infraestrutura de servidores (Cloud e OnPremise), bancos de dados, aplicativos para os usuários finais e Analytics.

Ela também é uma empresa parceira da Microsoft para desenvolvimento de aplicações corporativas em nuvem.

Postado por Comunicação Hard Code em 22/05/2020

11 3289-0490
Avenida Paulista, 688 - CJ 48
Bela Vista - SP
CEP 01310-909